Escândalos sobre o ENEM se tornaram rotina

sábado, 5 de novembro de 2011

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1988 pelo Ministério da Educação para avaliar como anda a qualidade do ensino médio do nosso país. Em 2009, o ENEM foi reformulado e tornou-se dentre outras coisas, mecanismo de ingresso para muitas instituições públicas e privadas, substituindo o tradicional vestibular. Desde então, inúmeros fatos e acontecimentos negativos ocorreram e mancharam a credibilidade do exame e do Ministério da Educação frente aos estudantes e universidades. E mesmo na contramão dos últimos fatos, a UFS substitui o vestibular tradicional pelo exame.


Além de ser uma espécie de vestibular para muitas universidades do país, o novo ENEM engloba outras funções e por isso tornou-se muito importante para o cenário da educação do Brasil. Ele substitui o antigo supletivo, ou seja, funciona também para certificado de conclusão do ensino médio para jovens e adultos; o novo ENEM viabiliza ainda a conquista de bolsas integrais ou parciais em muitas universidades particulares através do Prouni (Programa Universidade para Todos).

No concurso desse ano realizado nos dias 22 e 23 de outubro, cerca de 5 milhões de estudantes submeteram-se a avaliação, efetivo que representa apenas 62% do quadro que cursa o ensino médio do país, isso sem levar em conta que não são apenas alunos que estão no ensino médio que realizam  a prova. Depois que o exame tornou-se sinônimo de vestibular e ganhou maior visibilidade, passou também a ser instrumento de publicidade para as instituições privadas de ensino, e para conseguirem bom rendimento na avaliação, muitas escolas agem de forma bairrista e criam sistemas internos a fim de coibir a participação de alunos que tenham médias ruins.

Outra polêmica referente ao ENEM está relacionada com as escolas públicas, sabe-se que a prova foi criada para avaliar como anda a educação pública no Brasil, mas como adotá-la para quantificar um dado tão importante, haja vista que o exame a cada ano que passa perde ainda mais a sua credibilidade - seja pelos escândalos que se tornaram públicos ou pelo próprio nível das avaliações que é muito contestado pelas instituições - a prova de redação, por exemplo, tinha como mínimo obrigatório apenas oito linhas.

Enem substitui vestibular da UFS
Na contramão das principais instituições de ensino do país, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) já tornou pública a decisão de adotar o ENEM como novo modelo de vestibular, o que gerou angústia entre os alunos que cursam o ensino médio no estado.

Suellen Francis, fez o exame do ENEM
 “Pois é, a UFS adotando o ENEM como vestibular para mim tem mais pontos negativos do que positivos, principalmente porque a prova do ENEM é muito cansativa, as questões são enormes. Outro ponto é que não tem os conteúdos regionais que caiam na prova do vestibular da UFS, além disso, a concorrência vai aumentar”, reclama Suellen Francis que fez o exame este ano.

Suellen foi além, demonstrando toda sua insatisfação com as fraudes do exame, o ENEM é uma excelente iniciativa o que tem ocorrido é a falta de gerenciamento, a falta de competência administrativa. O governo está brincando com o sonho de milhares de jovens que enxergam no ENEM a possibilidade de tornar-se universitário. Ocorre um verdadeiro show de trapalhadas, já vazou prova, já vazou questões, já se anulou exame, realizou outro e os que fazem as provas são os que têm pagado a conta dessas atrapalhadas todas”.
Romulo Martins, fiscal do ENEM 2011

O estudante de Química Industrial da UFS, Romulo Martins, foi fiscal do exame deste ano, ao ser perguntado sobre as principais queixas que teria ouvido dos estudantes na data da prova ele responde: “eu não ouvi queixa nenhuma! Eu não era a favor do ENEM, e este ano mudei a forma de pensar porque vi que o exame melhorou de nível”. Romulo, ainda comenta que não esperava escândalos sobre o ENEM porque ocorreu tudo bem, antes e durante a aplicação das provas.   

Nas redes sociais o assunto foi extremamente abordado, inclusive hoje, a hashtag “#Enem” estava nos ”trendings topics” do twitter em Aracaju (entre os assuntos mais falados do dia), entre os usuários da rede existe praticamente um consenso de crítica ao MEC e organização do exame, dessa forma o novo ENEM criado para facilitar a vida do estudante brasileiro, perde a sua credibilidade frente às instituições de ensino e aos estudantes.

Por Victor Limeira
Fotos: Victor Limeira
Edição: Samara Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010